10 Dados curiosos do vagaLume que te surpreenderá

As luciernagas são os insetos mais bonitos do mundo
Estes insetos caracterizam-se pelos flashes de luz que emite. Criam um espetáculo sem igual da natureza chamado “bioluminescência” uma das principais fontes de luz do planeta por parte destes seres vivos.
Em Seguida, mostramos 10 Dados Curiosos para saber mais sobre a vaga-Lume!

1 | Os vaga-lumes têm sentidos ampliados órgãos especiais, localizados sob o abdômen. Quando absorvem oxigênio, este se combina dentro de células especiais com uma substância chamada luciferina e reage produzindo luz, praticamente sem gerar calor.

2 | A exceção da Antártida, os vaga-lumes se encontram em todos os continentes e existem mais de 2 mil espécies de vaga-lumes em todo o mundo.

3 | A luz produzida por vaga-lumes é a luz mais eficiente do que jamais foi feito. Quase 100 por cento da energia na reação química é emitida como luz, em comparação, um foco emite apenas 10 por cento de sua energia como a luz, o outro 90 por cento se perde como calor.
4 | Os vaga-lumes produzem luz por três razões : para atrair casal, avisar predadores e alertar outras vaga-lumes de um perigo.

5 | Algumas espécies sincronizam suas luzes. A ciência não está segura de por que isso acontece, mas algumas espécies são sincronizados em um belo jogo de luminiscencias.
6 | Agora que se tornou moda comer insetos, os vaga-lumes estão a salvo, porque, ao que parece, sabem horrível. Seu sangue contém uma substância chamada lucibufagina que é um esteróide de defesa que tem um sabor desagradável.
7 | As luciernagas se alimentam normalmente de néctar ou pólen, e em alguns adultos não comem nenhum alimento.

8 | Se, em cada verão, você vê menos vaga-lumes, é por que desaparecendo. As populações estão em declínio devido à combinação de poluição de luz, uso de pesticidas e destruição de habitats. De acordo com o Smithsonian, se pavimentas um campo onde vivem os vaga-lumes, estas não emigrarán para outro campo, simplesmente desaparecerão para sempre.
9 | Estes insetos têm luz própria, mesmo quando estão dentro do ovo e sem ter nascido ainda. De fato, trata-se de uma das únicas que elas conhecidas pela ciência, capazes de produzir luz. Alguns ovos de vaga-lumes chegam a emitir um fraco brilho quando você os toca.

Post navigation