6 dicas para você caprichar na decoração da cozinha

A cozinha vem ganhando cada vez mais destaque nos lares. Não é para menos, afinal, esse local se transformou em um ambiente de socialização, no qual se recebe convidados enquanto prepara algo gostoso para saborearem.

Por isso, nada mais justo do que pensar em decorar esse espaço com mais cuidado, garantindo um ambiente agradável e funcional. Não sabe como montar a decoração da cozinha? Então, confira as dicas que separamos para garantir uma cozinha incrível!

 

  1. Abuse dos armários

Armários de cozinha nunca são demais, portanto, invista em alternativas de qualidade. Eles são excelentes dicas de decoração para a área porque permitem organizar utensílios domésticos, tornando o ambiente mais prático e funcional, livre de bagunças.

 

  1. Dê uma atenção especial para revestimentos

Os revestimentos são capazes de transformar completamente a decoração da cozinha. Por isso, dê uma atenção especial para eles, escolhendo opções que combinem com seu gosto e estilo decorativo favorito.

Há a possibilidade de utilizar revestimento de cerâmica, perfeito para proteger paredes e piso de gordura, além de optar por ladrilhos hidráulicos, que são peças rústicas, perfeitas para decorações que fogem do óbvio.

 

  1. Adote uma iluminação especial

Uma iluminação especial também faz milagres na decoração da cozinha, tornando o ambiente mais agradável. Para atingir esse resultado, procure iluminar bem pontos mais utilizados na preparação da comida, como o fogão e bancada.

Considere utilizar um sistema que mescle luz de maior intensidade no local de preparação e de menor intensidade onde recebe visitas ou faz as refeições. Dessa forma, torna-se o espaço aconchegante na medida certa.

Bons exemplos do que pode ser usado é a iluminação embutida no teto, trilhos de luz e spots, opções estas que possibilitam criar um jogo de luzes bonito. Experimente instalar spots no teto, armários, bancadas e prateleiras.

Quando puder, abuse da luz natural, que ainda é uma boa pedida porque ajuda a economizar na conta de energia elétrica.

 

  1. Acerte na cor

A cor de móveis, utensílios e eletrodomésticos sempre desperta dúvidas. A verdade é que não há regras, cada um pode escolher uma decoração baseada numa determinada tonalidade.

Mas, de modo geral, cores claras são à prova de erros porque combinam melhor com um ambiente que precisa demonstrar higiene. Além disso, tons claros não enjoam com o passar do tempo, o que pode acontecer se escolher tonalidades vibrantes.

Outro benefício das cores claras é que elas ampliam visualmente o espaço, dando a impressão de que ele é maior, o que faz a diferença para imóveis com cozinha pequena.

Gosta de decoração colorida, mas tem medo de enjoar dela rapidamente? Uma dica é manter a cor clara predominante no ambiente e brincar com as vibrantes nos itens de decoração para cozinha e utensílios domésticos.

 

  1. Utilize o espaço vertical

Uma característica comum ao decorar cozinha é usar somente o espaço horizontal e não o vertical. Mas, utilizá-lo pode ajudar a garantir um resultado lindo e cheio de estilo!

Para isso, use a parede para montar uma pequena horta, utilizando vasos com diferentes temperos. Outra dica é pendurar utensílios domésticos na parede ou no teto, dando mais personalidade para a decoração.

Ao pendurar panelas, jogos de facas ou canecas, entre outros, nas paredes ou teto, o ambiente também se torna mais funcional, com todos esses itens sempre às mãos, de modo a facilitar o preparo de alimentos.

 

  1. Aposte em itens de decoração para cozinha

Uma das principais dicas para decorar a cozinha gastando pouco é utilizar itens de decoração pensados exatamente para esse espaço. Entre eles, destaque para o tapete para cozinha!

O tapete é uma boa dica de compra porque evita que gordura, gotas de água e alimentos caiam diretamente no piso, sujem o local ou tornem a área mais suscetível a acidentes.

É possível comprar tapete e passadeira para cozinha, montando uma composição bonita para o local. Mas, tenha um cuidado especial: compre tapete e passadeira antiderrapante para cozinha, porque são alternativas mais seguras.

Outro item decorativo que dá mais charme para o local, além de privacidade, é a cortina para cozinha. Dá para comprar cortina de renda, que combina perfeitamente com o ambiente, além de uma versão com estampa colorida e divertida.

Ao comprar cortina para cozinha, certifique-se de medir a área em que pretende instalá-la, para assegurar a aquisição de uma peça no tamanho ideal. Se quiser deixá-la franzida, compre um pouco maior para garantir esse efeito.

Também adquira o sistema de suporte da cortina de cozinha, que pode ser trilho (alternativa mais cara, porém que garante um resultado sofisticado) ou varão (mais barato e fácil de instalar).

 

Comprar itens de decoração para cozinha

Quer comprar itens de decoração para cozinha incríveis? A Lojas Donna tem diversas opções para seu lar, entre elas cortinas para cozinha lisas e estampadas, neutras e coloridas, todas de excelente qualidade e com preços justos. Conheça os modelos de cortinas para cozinha!

Post navigation

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *