A prova da OAB é aplicada em todo o Brasil?

Para ser considerado apto para advogar no Brasil, o profissional precisa ser aprovado nas duas etapas da prova da OAB. São 80 questões na primeira etapa, na segunda fase são cobradas quatro questões discursivas e mais uma peça profissional. A prova da OAB é aplicada em todos os estados brasileiros e no distrito federal.

prova da oab

Em alguns estados como Acre, Amazonas, Amapá e Roraima, as provas só acontecem nas capitais. Mas há outros estados com provas em inúmeras cidades, como acontece com São Paulo, que recebe provas em: São Paulo, Adamantina, Americana, Araçatuba, Araraquara, Assis, Avaré, Barretos, Bragança Paulista, Bauru, Campinas, Espírito Santo do Pinhal, Franca, Itapetininga, Jaú, Jundiaí, Guarulhos, Marília, Mogi das Cruzes, Osasco, Ourinhos, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Taubaté, Santos, São Caetano do Sul, São Carlos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Sorocaba e Votuporanga.

Quando o estudante for realizar a inscrição para a prova da OAB, precisa escolher em qual seccional deseja realizar o processo. As seccionais são listadas pelo estado, é só escolher o seu e selecionar. Para saber se a sua cidade está entre aquelas que recebem a prova da OAB, é só acessar o edital do exame, pode ser o atual ou o último, e verificar.

Cada fase da prova da OAB tem duração de cinco horas e é realizada na data definida em edital, normalmente acontece em um domingo no período da tarde. E para você conseguir uma boa nota e conquistar sua carteira da Ordem, é preciso contar com um curso preparatório OAB. Afinal, o Exame de Ordem está cada vez mais difícil, por isso, você não pode confiar apenas no conhecimento adquirido em sala de aula, precisa de uma preparação direcionada, e só um curso preparatório OAB de qualidade pode fazer isso por você.

Preparação para conquistar a OAB

Não importa em qual estado ou cidade você vai fazer a prova, o curso preparatório OAB é necessário para te levar até a aprovação. Com ele, você encurta o caminho até o sucesso e pode iniciar o quanto antes a sua carreira no Direito. Então, o investimento que você faz em um curso preparatório OAB é recuperado em pouco tempo, até mesmo no seu primeiro mês de trabalho como advogado ou advogada.

Além do curso preparatório OAB, você precisa testar seus conhecimentos com perguntas de exames anteriores. Essa é uma ótima forma de conhecer o estilo de cobrança da banca, que atualmente é a Fundação Getúlio Vargas. Uma boa dica é imprimir a última prova da OAB, escolher um cantinho silencioso da casa e resolver todas as questões como se fosse o dia oficial. Vale cronometrar o tempo que você leva para responder as 80 perguntas, deixar na mesa apenas uma garrafinha de água e um chocolate.

O curso preparatório OAB precisa estar atualizado e contar com um time de professores que entendam muito de OAB e FGV. Porque só assim, você terá acesso a aulas com explicações diretas e com o conteúdo que realmente cai na prova.