Conheça mais sobre o portal e-CAC

O Portal e-CAC é um Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte disponibilizado pela Receita Federal. Possui um ambiente seguro onde você, cidadão pode requerer dezenas de serviços, tudo com maior conforto e comodidade.
No e-CAC os contribuintes podem verificar suas eventuais pendências na Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física, pesquisar a situação fiscal, emitir o Comprovante de Inscrição no CPF e muito mais.

e-cac
Outro serviço interessante é que no portal, o contribuinte pode realizar o seu autoatendimento sem a necessidade de comparecer a uma unidade presencial da Receita Federal, para isso basta acessar o site da Receita Federal, abrir o portal e-CAC, cadastrar um código de acesso ou usar o certificado digital gerado pelo Serasa.

Agora vamos entender, como usufruir dos serviços oferecidos no portal:

Passo 1: Basta acessar o portal e-CAC, por meio do site da Receita Federal;

Passo 2: Em seguida, serão exigidos um código de barras para cada CPF ou CNPJ e uma senha criada pelo próprio cidadão. Caso o usuário possua o Certificado Digital, será necessário apenas a autenticação com a senha do certificado.

Lembrando que, os serviços disponíveis com o uso do Certificado Digital são muito mais amplos.

Mas afinal, para que serve o e-Cac?

O portal disponibiliza diversos serviços para facilitar a comunicação entre o contribuinte e a Receita Federal brasileira. Dentre os serviços oferecidos é possível encontrar:

– Inscrição, alteração e consulta da atividade econômica – Onde é possível acessar a inscrição do CPF ou do CNPJ, alterar dados cadastrais, emitir comprovantes e analisar a situação cadastral;

– Consultar pendências – Emitir um relatório com as pendências referentes as declarações de Imposto de Renda;

– Declarações de transações – Também se pode adquirir as declarações de pagamentos e transações que já tenham sido realizadas anteriormente, como uma espécie de arquivo.

Enfim, são diversas das opções e serviços que são disponibilizados na plataforma e para conhecer todas as vantagens e a lista completa de serviços oferecidos pelo e-CAC, acesse o site da Receita Federal: receita.fazenda.gov.br.