Conhecida como uma dieta que muitas pessoas estão fazendo, a dieta low carb reduz a quantidade que você vai ingerir de carboidratos que são ingeridos diariamente. Enquanto em uma dieta comum você tem o consumo médio de 50 até 55% de carboidratos, na low carb você pode consumir no máximo 45% de carboidratos em um dia, beirando os 5%.
Porém você não vai deixar de consumir carboidratos, apenas consumir aqueles que possuem baixo índice glicêmico, do qual a glicose (açúcar) é absorvida numa velocidade mais lenta, impedindo picos de glicose e de insulina no corpo. Exemplos desses alimentos são a batata doce e o arroz integral.
Veja aqui tudo sobre dieta low carb e comece o quanto antes.
Dieta low carb como funciona?
Esse método ajuda no emagrecimento saudável de modo que o organismo estará ingerindo apenas carboidratos com o índice glicêmico baixo. Isso é o ideal porque quando ele é consumido, tem a glicose que é usada pelas células para se ter mais energia.
É nesse momento que o que pode na dieta low carb é diferente, pois não há os picos de glicemia, não causando o estoque de gordura no corpo, principalmente quando é usada pelo organismo antes da próxima refeição.
Para que o nosso corpo libere essa gordura estocada é necessário a liberação de um hormônio conhecido como glucagon, que tira a energia estocada rapidamente. Se essa dieta é rica em alimentos com alto índice glicêmico, haverá muitos picos de insulina, nunca liberando o glucagon, de modo que não se perde peso.
Esse é um dos benefícios da dieta low carb, onde você tem a certeza de que vai perder peso rapidamente pela liberação desse hormônio. Quando há a inclusão de fibras e proteínas também é muito mais fácil de se liberar esse hormônio no corpo.
É nesse momento que você se pergunta dieta low carb o que comer, veja mais aqui: www.queroviverbem.com.br/guia-completo-dieta-low-carb/
Como começar a dieta low carb?
Você pode começar consumindo os seguintes alimentos abaixo e ver a diferença no seu corpo em pouquíssimo tempo, veja abaixo dieta low carb passo a passo:
Verduras e legumes
As mais indicadas: abobrinhas, brócolis, couve-flor, acelga, cogumelos, aipo, tomate, cereja, couve, agrião, pimentão, aspargos e muito mais.
Frutas
Abacate, morango, pêssego, melão e coco.
Proteínas
Peixes, aves sem pele, carnes magras, leites desnatados e queijo branco.
Fontes de gordura
Azeite, oleaginosas e abacate.