Diferença entre as orações subordinadas reduzidas e as desenvolvidas

As orações subordinadas adverbiais são aquelas que possuem valor de advérbio. Elas exercem sempre função de adjunto adverbial da oração principal, oração à qual são subordinadas.

Com exceção das orações subordinadas adverbiais reduzidas, elas são sempre introduzidas por conjunções subordinativas (exceto pelas integrantes, pois estas são exclusivas das orações substantivas).

Orações subordinadas

Diferença entre as orações subordinadas reduzidas e as desenvolvidas

O período composto é sempre formado por duas orações. Quando o período composto possui uma oração principal, e uma ou mais orações que se conectam a essa principal, dependendo dela para terem significados, chamamos essas outras orações de subordinadas.

Geralmente, as orações subordinadas são introduzidas por conjunções ou locuções subordinativas. Quando elas são introduzidas dessa forma, ou seja, através de conjunções ou locuções subordinativas, a oração é chamada oração subordinada desenvolvida.

Veja um exemplo de oração subordinada desenvolvida:

  • Andressa não dormia sozinha porque tinha medo do escuro.

O termo em negrito é a oração subordinada. Perceba que ela é introduzida à oração principal através de uma conjunção, que está sublinhada no exemplo acima. Trata-se, portanto, de uma oração subordinada desenvolvida.

Além da conjunção subordinativa, é possível que a oração seja introduzida por uma locução conjuntiva, ou seja, um conjunto de dois ou mais termos que juntos desempenham a função de conjunção. Por exemplo:

  • Marcos está preparado para o exame, uma vez que estudou bastante para isso.

Nesse outro exemplo, o termo sublinhado é uma locução conjuntiva. Ele está introduzindo a oração subordinada (em negrito). Logo, é outro caso de oração subordinada desenvolvida.

Por outro lado, quando a oração subordinada não é introduzida por conjunções coordenativas, ela recebe o nome de oração subordinada reduzida. Isso acontece quando os verbos estão em sua forma nominal, ou seja, estão no infinitivo, no gerúndio ou no particípio passado.

Veja um exemplo de oração subordinada reduzida:

  • É importante respeitar o próximo.

O termo em negrito é a oração subordinada. Perceba que o verbo dessa oração subordinada (“respeitar”) está no infinitivo, uma das formas nominais. Além disso, ela não é introduzida no período através de uma conjunção. Logo, trata-se de uma oração subordinada reduzida.

Post navigation

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *