Existe muito concurso para pedagogo?

Você concluiu ou está prestes a concluir sua faculdade de Pedagogia e já pensa em iniciar a busca por concursos públicos na área? Então essa postagem será muito útil! Aqui você vai saber tudo sobre os concursos da área e o que estudar para estar bem preparado no dia da prova.

faculdade de pedagogia a distância

Vamos começar falando sobre a disponibilidade de concursos para os profissionais formados em Pedagogia. Constantemente editais para os cargos ocupados na educação pública são abertos. Geralmente eles são destinados a contratação em prefeituras, universidades, institutos federais e secretarias de educação. Então, esteja sempre atento a esses órgãos, pois talvez neles esteja a oportunidade pela qual você tanto espera.

Como se preparar para um concurso?

Antes de mais nada, precisamos falar sobre quais são os assuntos mais cobrados, para começar a te direcionar na preparação. As disciplinas de conhecimentos gerais sempre precisam de uma boa atenção. Em hipótese alguma pense que estudar apenas conteúdos relacionados a sua área de atuação é uma boa ideia, pois não é.

Então lembre-se de separar um tempo para disciplinas como Língua Portuguesa, Matemática/Raciocínio Lógico, Legislação Básica e Informática. Um desempenho ruim nas questões dessas disciplinas pode (e vai) fazer diferença na sua nota, o que pode ser suficiente para uma reprovação.

Em relação aos assuntos de conhecimentos específicos (que obviamente também precisam de atenção especial), o ideal é buscar ver um pouco de tudo, mas existem alguns temas que costumam ser cobrados com maior frequência. Confira quais são:

– Legislação da Educação

Certamente a matéria com maior cobrança em quase 100% dos concursos, afinal de contas, é ela que tratará sobre os princípios básicos da educação no Brasil. A referência é a Lei nº 9.394/96. Entre os assuntos, merecem atenção especial as Normas Constitucionais e as Leis Federais.

– Didática

Outra disciplina com grande quantidade de questões, pois trata-se de um dos principais ramos estudados pela Pedagogia, onde são investigados os vários processos de ensino e aprendizagem. A Didática é de uma relevância muito considerável não apenas para quem busca uma vaga em concurso público como também para a atuação no cotidiano da função.

– Ética, Filosofia e Sociologia da Educação

Um bom pedagogo deve compreender a ética, a filosofia e a sociologia que permeiam a educação. Mas além disso, esse é um assunto que costuma ter grande relevância em concursos para pedagogos. Portanto, é possível unir o útil ao agradável.

– Psicologia da Educação

Mais uma disciplina que tem sido cobrada frequentemente nos concursos, principalmente no que diz respeito a aplicação da psicologia. Use o que viu em relação a história do uso da psicologia na educação durante o curso superior em pedagogia a distância a seu favor.

Todas essas disciplinas você consegue encontrar em um bom curso online para concursos, apresentadas em videoaulas de apenas 30 minutos e organizadas em formato de plano de estudos, para que sejam assistidas na ordem exata. E o melhor, verá apenas conteúdos que realmente serão cobrados na prova do concurso para o qual tem interesse, tendo assim economia máxima de tempo.

Agora que você sabe o que estudar para um concurso de pedagogo e onde encontrar o melhor material, sua caminhada rumo à conquista da sonhada vaga está muito mais fácil.