O que cai na prova da OAB?

Iniciar a preparação para o Exame OAB, assim como para qualquer outra prova, requer responsabilidade, foco e dedicação.

prova oab

Sendo um bom estudante e estando antenado às últimas edições do exame, você já deve estar ciente da dificuldade e complexidade da prova, que é aplicada pela Fundação Getúlio Vargas – FGV.

Para se ter uma ideia, o índice de reprovação do XXVII Exame de Ordem, considerado um dos mais difíceis da história, alcançou inacreditáveis 88%, o que pode ser atribuído a uma cobrança acima da média.

Neste caso, a sugestão é que você espere uma prova difícil e inicie sua preparação fazendo o melhor que pode, no tempo que tem disponível, com foco único na sua aprovação.

E, se você estava esperando, a boa notícia é que você não precisa passar sozinho por isso!

Na etapa de preparação, é totalmente válido e necessário contar com uma ajudinha extra, vinda de profissionais da área, como o Aprova Concursos, um dos melhores cursos preparatórios para OAB.

Contando com a orientação de professores, que são especialistas em conduzir os alunos no caminho da aprovação, a jornada, com certeza, fica mais fácil e tranquila.

O que cai na prova da OAB – Quantidade de questões

O exame OAB costuma ser longo e conta com uma quantidade grande de questões, sendo mais especificamente 80.

Elas são divididas entre as 17 disciplinas de Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Civil, Direito Processual Civil, Direito do Trabalho, Direito Processual do Trabalho, Direito Penal, Direito Processual Penal, Direito Tributário, Direito Empresarial, Estatuto e Ética, Direito do Consumidor, Direito Ambiental, Direito Internacional, ECA, Direitos Humanos e Filosofia do Direito.

Por serem compostas por conteúdos amplos abordados durante todo o período de faculdade, o fato de não saber ao certo o que esperar do grande dia, ou o que cai que na prova da OAB, é uma das maiores causas de ansiedade vivida pelos participantes.

Sendo assim, minimizando este efeito para que você possa encarar o exame OAB com mais confiança, preparamos abaixo um ranking, baseado nas provas anteriores, com uma média de questões cobradas em cada disciplina. Confira:

Exame OAB – Média de questões cobradas em cada disciplina

8 questões

Ética

7 questões

Direito Civil, Direito Processual Civil, Direito Constitucional

6 questões

Direito Administrativo, Direito Penal, Direito Processual Penal, Direito do Trabalho

5 questões

Direito Processual do Trabalho, Direito Tributário, Direito Empresarial

2 questões

Direitos Humanos, Direito Internacional, ECA, Direito Ambiental, Direito do Consumidor e Filosofia do Direito.

Para estar bem preparado, você precisa se dedicar o suficiente. De olho na estimativa acima, você já deve ter percebido os conteúdos-chave e que merecem maior atenção.

Na hora da prova

Outra boa dica para facilitar na hora de resolver as questões, é acreditar que elas são situações reais vivenciadas por futuros clientes. Neste caso, vale usar a imaginação e considerar cada questão como um atendimento.

Esta simulação te aproxima da realidade da profissão e faz com que os conceitos trabalhados de forma teórica ganhem prática, sendo realmente aplicados.

Post navigation

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *