O que faz um profissional de TI?

Ao iniciar ou buscar informações sobre uma nova carreira, é importante saber tudo sobre a profissão, como é a graduação, o mercado de trabalho, os salários, quais as principais funções, entre outras informações. Por isso hoje, você vai começar a saber tudo sobre tecnologia da informação.

profissional de ti

Para começar, vamos falar o que faz um profissional de Tecnologia da Informação.

O curso superior em TI é multidisciplinar e capacita o aluno a ser responsável pelo desenvolvimento, implantação e manutenção de redes e produtos de tecnologia  para troca de dados e comunicação. Na prática, quem se forma em tecnologia da informação é aquele profissional capaz de:

• Definir parâmetros de uso de sistemas
  • Gerenciamento de implantação e documentação de rotinas
  • Controle dos níveis de serviço de sistemas operacionais e bancos de dados
  • Organização dos recursos humanos envolvidos em cada etapa
  • Realização da gestão de cada um dos sistemas implantados em diferentes departamentos.

Atualmente o profissional que possui um diploma em tecnologia da informação encontra, encontra um mercado aquecido e com excelentes salários em diferentes posições na área de informática. A tecnologia da informação está cada vez mais presente na vida das pessoas, seja no ambiente corporativo ou em residências.

O perfil do profissional sucesso em tecnologia da informação envolve saber planejar, direcionar e controlar as atividades relacionadas à tecnologia da informação. Bem como adequar a infraestrutura tecnológica para a correta execução dos processos de negócio.

Como se tornar um profissional de TI

Se você se interessou pela área, precisa saber que para conquistar um cargo nesse setor, é essencial a formação em um curso de Tecnologia da Informação. E se você já trabalha nesta, ou qualquer outra área, pode contar com um curso a distância.

O curso pode ser feito em 30 ou 40 meses, com aulas totalmente EAD. A grade curricular é totalmente pensada de modo a deixar o aluno capacitado para encarar os desafios propostos pela profissão, e claro, pelos empregadores. Você aprenderá sobre Introdução à Computação, Algoritmos e Programação, Comunicação Empresarial, Gestão de Governança em TI, Estrutura de Dados, Arquitetura e Organização de Computadores, Gestão de Pessoas, Engenharia de Software, Gestão da Segurança da Informação, Lógica de Programação, Infraestrutura de TI, Gerenciamento de Banco de Dados, Gestão da Tecnologia da Informação, Gestão de Serviços em TI, Tecnologia Web, Sistemas Inteligentes, Segurança e Auditoria de Sistemas, e uma série de outras disciplinas fundamentais para o bom desempenho na área.

Além disso, o curso a distância te dá autonomia de estudar onde e quando for mais propício para você. Você vai ter acesso através do seu computador, tablet ou smartphone, às aulas no Portal AVA. Basta ter acesso à internet e assistir aos conteúdos quando quiser ou puder. Além disso você também vai ter acesso a livros impressos e DVDs, para estudar quando estiver offline.

Além da autonomia, outro ponto a ser considerado é a economia de tempo, já que com o EAD você não precisa se deslocar todos os dias até a faculdade. E não é só isso! O curso a distância custa bem menos em relação ao presencial.

Por fim, agora que você já sabe o que faz um profissional de TI e como se tornar um, já pode começar o curso e construir uma carreira nesta área.