Preciso fazer estágio obrigatório numa graduação de pedagogia a distância

Se você pensa que ao ingressar em uma faculdade de pedagogia ead se livrará da necessidade de efetuar um estágio obrigatório está completamente enganado.

Neste caso, e como acontece em outras áreas de formação, a modalidade de ensino a distância atende as mesmas diretrizes e normas impostas a modalidade presencial pelo Ministério da Educação – MEC.

E desta forma, para que possa concluir efetivamente a sua graduação, seja ela presencial ou a distância, é preciso que o aluno cumpra a carga horário de 400h em estágio supervisionado.

faculdade-pedagogia-ead

O que diz a legislação?

Desde 2002, uma resolução do Conselho Nacional de Educação – CNE tornou o estágio na licenciatura uma condição obrigatória, que deve ser cumprida a partir da segunda metade do curso.

Este requisito, porém, pode apresentar algumas diferenças e peculiaridades entre os municípios e estados do país. Em São Paulo, por exemplo, o estágio supervisionado é dividido entre 200h em sala de aula e outras 200h em acompanhamento de gestão escolar.

Assim, vale a pena se informar sobre as características do estágio em sua instituição e até mesmo no estado, cidade em que reside.

Estágio em Pedagogia

Tão importante quanto o período de residência para os médicos, o estágio supervisionado faz parte da formação inicial dos estudantes de pedagogia, ou seja, não deve ser encarado somente como um pré-requisito para obtenção do diploma.

Por meio dele, além de aproximar a teoria da prática, abre-se a oportunidade de compreender e resolver os problemas e dificuldades enfrentados, seja na rotina ou na estrutura.

Além disso, depois de toda a teoria vista durante os anos de graduação, é hora de se aproximar do ambiente de sala de aula e adquirir toda a segurança necessária para dar uma boa aula futuramente.

Neste sentido, o estágio permite que os estudantes adquiriam um conhecimento inatingível na universidade.

Como se dar bem no estágio?

Para se dar bem durante este período, em que estará inserido em um ambiente totalmente diferente da faculdade, é importante que o aluno aprenda a observar e colaborar com as pessoas que compõem a escola, buscando entender as dificuldades e apresentando uma atitude propositiva. Isso, claro, se houver abertura para tal comportamento.

Pois, acima de tudo, é imprescindível que o estagiário tenha um respeito muito grande por todas as atividades e evite uma postura de julgamentos.

Com o objetivo de aprofundar a sua experiência, se houver o consentimento da escola, é interessante explorar todos os ambientes e conhecer todas as práticas que a instituição tem a oferecer.

Ao acompanhar os professores mais experientes, aproveite para compreender as etapas de cada aula, planejamento e condução das atividades.

Como bônus, se a instituição permitir, um bom método de aprendizado será acompanhar as reuniões pedagógicas, onde  é possível acompanhar as discussões de socialização e formação de atividades.

Esperamos que agora, depois de todas as informações acima, você passe a enxergar o estágio obrigatório com outros olhos, no sentindo de adquirir ainda mais conhecimento e uma vivência que, sem dúvidas, influenciará no seu futuro profissional.