Relacionamento: tudo sobre essa fase do funil do inbound marketing

O relacionamento é uma das etapas do inbound marketing mais importantes para fazer o lead avançar naturalmente no funil de vendas, tendo maior abertura para uma abordagem comercial e maior chance de realização de uma compra.

ilustração funil inbound marketing

O que é inbound marketing?

Antes de avançar para conhecer a fundo a etapa de relacionamento, é importante relembrar o que é inbound marketing. Trata-se de uma estratégia de marketing com foco na atração de visitantes para seu site, blog ou redes sociais, para convertê-los em leads e clientes.

Para conseguir atrair visitantes e convertê-los, o inbound marketing utiliza uma ferramenta principal, o conteúdo relevante e autoral, que educa o público, soluciona um problema ou esclarece uma dúvida.

No inbound marketing, faz-se ações para que o potencial cliente encontre a empresa em motores de busca e redes sociais, ao contrário do que acontece em ações de marketing tradicionais, nas quais a empresa vai atrás do cliente.

 

Etapas do funil de inbound marketing

Estratégias de inbound marketing possuem um funil pelo qual o público avança naturalmente até atingir o momento da compra. Mas quais são as etapas desse funil inbound marketing? Conheça, a seguir, todas:

 

Atração

A atração é a etapa inicial do inbound marketing e tem como objetivo atrair visitas para o site da empresa. Nesta etapa, a empresa cria e divulga conteúdos de Topo de Funil, para aumentar seu número de visitas e convertê-las em leads.

 

Conversão

Etapa em que ocorre a conversão do visitante em lead, que é uma oportunidade de negócio para a empresa. Na conversão, o visitante fornece dados de contato em troca de algo que precisa, como um material rico (eBook, webinars, entre outros).

 

Relacionamento

A etapa de relacionamento no inbound marketing é voltada a fazer o lead recém-convertido avançar pelo funil de vendas inbound marketing, tornando-o mais suscetível a uma abordagem comercial, com maior chance de venda.

 

Venda

É nesta etapa em que a venda efetivamente ocorre, quando o lead está mais suscetível a uma abordagem comercial da empresa, aumentando ainda mais a possibilidade de efetuar a compra e de seu negócio lucrar.

 

Análise

A etapa da análise é dedicada ao estudo de informações e de resultados, identificando o que teve maior efetividade e pontos que precisam ser ajustados para atingir objetivos e ter um retorno ainda maior em novas ações.

 

Como funciona a etapa de relacionamento no inbound marketing?

A fase relacionamento visa nutrir os leads e fazer com que avancem pelo funil de vendas para realizar uma compra. A nutrição ocorre por meio da criação e divulgação de conteúdo voltado para cada fase da jornada de compras dos leads.

Isso ocorre porque os leads da empresa nem sempre estão na mesma etapa do funil, portanto, é importante criar conteúdos voltados a diferentes etapas, sanando dúvidas e apresentando soluções (seus produtos e serviços) para os problemas dos potenciais clientes.

A empresa pode adotar ferramentas para otimizar a etapa de relacionamento com leads, como o e-mail marketing, que se diferencia por ter um retorno ótimo a um baixo custo, compensando o investimento.

Uma possibilidade é utilizar ferramentas de automação de e-mail marketing para segmentar o encaminhamento de mensagens que sejam mais relevantes para leads de acordo com sua etapa na jornada de compras, tendo maior efetividade na ação e aumentando as chances de realizar vendas.

 

Quais são as atividades da fase de relacionamento?

A fase de relacionamento do inbound marketing envolve diferentes atividades, como a criação de conteúdo que agregue valor para cada etapa da jornada de compras dos leads, para nutri-los de maneira personalizada e atingir os objetivos previamente estabelecidos.

Para criação desse conteúdo, a empresa precisa criar personas (representações semifictícias de clientes ideais) e estabelecer com antecedência quais canais e ferramentas utilizará para nutrir os leads e criar um relacionamento de confiança com eles.

Se decidir trabalhar com e-mail marketing, uma das alternativas mais eficazes de nutrição, poderá encaminhar e-mails promocionais e newsletter, por exemplo, mantendo um contato frequente e não invasivo com o cliente em potencial.

Outras rotinas importantes são o planejamento de conteúdo e a adoção de uma ferramenta de automação de encaminhamento de e-mails, o treinamento da equipe para uso desse sistema e a interação com o time comercial, para que a abordagem seja feita no momento em que o lead tem maior abertura para a compra.

 

Como estruturar estratégias de inbound marketing?

O ideal é que a estruturação de estratégias de inbound marketing seja feita por profissionais especialistas, para garantir que as ações sejam executadas de maneira assertiva e realmente tragam o retorno esperado pela empresa.

A Muito Mais Digital, agência de inbound marketing, conta com uma equipe de profissionais altamente capacitados e certificados para lhe atender e realizar um projeto de inbound marketing adequado aos objetivos que deseja alcançar e orçamento disponível, trazendo resultados e excelente retorno. Aproveite para entrar em contato!

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