Saiba quais são os documentos obrigatórios para inscrição no CRC

Os Bacharéis em Ciências Contábeis precisam passar pelo Exame de Suficiência para obter o Registro profissional no Conselho Regional de Contabilidade (CRC). E, ao fazer a inscrição é necessário ficar atento aos documentos necessários.

A prova pode ser prestada pelos bacharéis e estudantes do último ano letivo do curso de Ciências Contábeis. E, também por quem possui diploma estrangeiro que, na data de inscrição para o Exame, já tenha sido revalidado na forma prevista no Art. 48, § 2º, da Lei n.° 9.394, de 20 de dezembro de 1996.

exame-de-suficiencia-crc

O prazo de inscrições da 1ª edição de 2019 foi encerrado em maio de 2019, com a taxa custando R$110,00 (cento e dez reais). A 2ª edição do Exame de Suficiência está prevista para acontecer em outubro deste ano, e as inscrições devem ser abertas nas próximas semanas.

Para efetuar sua inscrição, você deverá acessar os sites da Consulplan (www.consulplan.net) ou do CFC (www.cfc.org.br). Será necessário preencher o requerimento de inscrição; optar pelas cidades de realização da prova e imprimir o boleto bancário.

A inscrição exame CRC via internet só será efetivada após a confirmação do pagamento do boleto bancário até o vencimento constante no documento. Em caso de pagamento após vencimento, a inscrição será cancelada.

Na data de aplicação da prova é necessário levar um documento de identidade, entre as opções permitidas estão: carteiras expedidas pelos Comandos Militares, pelas Secretarias de Segurança Pública, pelos Institutos de Identificação e pelos Corpos de Bombeiros Militares; carteiras expedidas pelos órgãos fiscalizadores de exercício profissional (ordens, conselhos etc.); passaporte; certificado de reservista; carteiras funcionais do Ministério Público; carteiras funcionais expedidas por órgão público que, por lei federal, tenham valor legal como identidade; carteira de trabalho; carteira nacional de habilitação (modelo com foto).

O que cai no Exame do CFC

Os conteúdos terão como base as disciplinas cobradas durante todo o curso de Ciências Contábeis. A prova contará com 50 questões divididas entre os temas:

  • Contabilidade Geral,

  • Contabilidade de Custos,

  • Contabilidade Aplicada ao Setor Público,

  • Contabilidade Gerencial,

  • Controladoria,

  • Noções de Direito e Legislação Aplicada,

  • Matemática Financeira e Estatística,

  • Teoria da Contabilidade,

  • Legislação e Ética Profissional,

  • Princípios de Contabilidade e Normas Brasileiras de Contabilidade,

  • Auditoria Contábil,

  • Perícia Contábil

  • Língua Portuguesa Aplicada.

Curso Exame CRC

Para auxiliar na revisão dos pontos mais importantes de cada disciplina e também obter aplicações práticas das teorias vistas em sala de aula, uma boa solução é um curso online crc.

Mas é importante, que o “curso exame crc”, além de toda a parte teórica possua também uma plataforma de questões, para que você possa testar suas habilidades e conhecimentos. Assim você identifica e corrige as falhas, acompanhando seu progresso quanto aos conteúdos já vistos.

É interessante buscar por cursos que já disponibilizem os conteúdos de forma otimizada, na ordem correta em que devem ser estudados. Você economiza seu tempo, sem precisar elaborar uma planilha e não corre o risco de ficar preso em um plano de estudos que não condiz com a sua disponibilidade.

Com todas essas dicas para conquistar sua aprovação, você pode iniciar seus estudos agora mesmo e obter seu Registro Profissional no Conselho Regional de Contabilidade (CRC) ainda em 2019.

Post navigation

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *