Segurança Perimetral: o que é?

Com o aumento do índice de invasões a imóveis residenciais, comerciais e empresariais, a segurança perimetral tornou-se um assunto recorrente. Mas, você sabe o que ela significa, exatamente?

Aqui, explicamos o que é segurança perimetral, além de apresentar diferentes tipos e como adotá-los para se proteger contra invasões, roubos e furtos. Acompanhe!

segurança-perimetral-concertina

O que é segurança perimetral?

Trata-se de uma modalidade de segurança que se preocupa em proteger o perímetro, criando barreiras que impedem a ultrapassagem de pessoas mal-intencionadas, de modo a reduzir o risco de furtos e roubos.

Um exemplo claro de barreira de segurança perimetral é o cercamento feito com concertina, que é um material resistente a rompimentos, além de ser difícil de ser transposto, já que pode machucar o invasor.

 

Tipos de segurança perimetral

Existem três tipos de segurança perimetral, que são classificados conforme a barreira que eles criam para evitar a invasão. Esses tipos podem ser:

 

Psicológico

Tem como foco barreiras que causam uma sensação de medo ou de que a invasão pode ser extremamente difícil. É o caso da instalação de placas informando sobre o uso de sistema de vigilância, alarmes ou de cão feroz.

 

Tecnológico

A segurança perimetral tecnológica é aquela que adota equipamentos eletrônicos como alarmes, sistema de iluminação automatizado e câmeras de vigilância por todo o imóvel / espaço.

 

Físico

Trata-se do tipo mais comum de segurança perimetral e consiste na implantação de barreiras físicas que dificultam a ultrapassagem por terceiros. É o caso de imóveis com muros altos e cercas de concertina.

 

Como adotar a segurança perimetral

Depende do orçamento disponível para proteger o espaço. Se a verba estiver curta, investir na segurança perimetral física e psicológica é mais barato e extremamente eficaz.

Caso dinheiro não seja um problema, vale a pena combinar a segurança perimetral psicológica, tecnológica e física, investindo em concertina, cercas elétricas, placas informativas, entre outros.

Post navigation

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *