Um contador pode trabalhar apenas em uma área da contabilidade?

O curso de Contabilidade oferece ao estudante e profissional já formado uma variedade de opções de carreiras.

O Contador pode atuar em diversas áreas, e para que você entenda mais sobre esse assunto e escolha seu caminho, nós separamos as principais áreas da Contabilidade. Confira:

 

exame de suficiência

 

Contador em escritórios:

Esse profissional pode atuar em empresas ou escritórios de contabilidade. Nesses casos, o contador será responsável pelo lançamento de notas, cálculo de impostos, controle de receita, atendimento a clientes, entre outras funções pertinentes ao cargo.

 

Analista Financeiro:

O analista financeiro pode atuar em áreas como: análise de crédito, análise de investimento e análise de desempenho. Além das funções citadas, outras novas estão surgindo todos os dias no mercado.

 

Perícia Contábil:

Essa área consiste em avaliar e diagnosticas as causas de desvios ou má utilização do dinheiro. Segundo a Resolução do CFC nº 560/83 – art. 3º, a perícia contábil é uma atribuição exclusiva dos profissionais da Contabilidade.

 

Consultor:

O consultor é o profissional que aconselha as empresas a como gerenciar seus recursos financeiros. O Contador que optar por essa área pode trabalhar como consultor nas áreas de contabilidade aplicada, tributos, custos, análise financeira, contabilidade internacional e contabilidade aplicada.

 

Auditor:

Ele é o responsável pela avaliação da aplicação de recursos financeiros. O auditor é o profissional que faz a avaliação de como os recursos são administrados e utilizados, identificando falhas no controle do dinheiro.

 

Funcionário Público:

Os órgãos públicos de todas as esferas precisam de Contadores. Portanto, existem oportunidades em concursos para prefeituras, órgãos estaduais ou federais. Nessa área, o contador tem um papel de extrema importância, pois ele é quem fica responsável por manter as contas em dia, faz relatórios, analisa dados financeiros, analisa dados patrimoniais e orçamentos, entre outros.

Além dessas áreas da contabilidade, o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) também cita outras áreas de atuação profissional, como auditoria ambiental, contabilidade ecológica, investigador de fraudes contábeis, entre outras.

É importante frisar que para atuar como Contador, é necessário que o profissional seja aprovado no Exame de Suficiência.

Essa avaliação é realizada pelo Conselho Federal de Contabilidade, e precisam se submeter os bacharéis e alunos do último ano letivo da graduação do curso de ciências contábeis no Brasil.

De acordo com a Lei 12.249/2010, a aprovação nesse exame é obrigatória para que esses profissionais possam requerer o registro CRC e com isso, possam exercer a profissão de Contador.

 

Como estudar para o Exame CFC?

Como já citado, ser aprovado no Exame é requisito para exercer a profissão. E a aprovação é alcançada por profissionais e alunos que estão bem preparados.

E ter uma boa preparação é o primeiro passo para realizar esse sonho!

Para isso você pode contar com um curso online cfc, uma ajuda profissional especializada.

Para tanto, procure por curso exame de suficiência crc onde as videoaulas já venham organizadas em formato de plano de estudos e que contemple todos os conteúdos do edital do Exame. Com os cursos online, você não precisa perder tempo estudando com pilhas de apostilas e vai direto ao que realmente interessa e garante seu sucesso na prova.

Além das videoaulas, você pode se preparar para o dia da prova respondendo as questões dos Exames anteriores. Dessa forma você consegue fixar melhor todo conteúdo das videoaulas e chega no dia da prova confiante da aprovação.

Comece agora mesmo a se preparar e realize seu sonho de ser um Contador!

Post navigation

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *