Vitamina C: tudo o que você precisa saber

A vitamina C ganhou fama por ser um nutriente aliado da saúde e estética, oferecendo benefícios especiais. Aqui, apresentamos tudo o que você precisa saber sobre essa vitamina! Confira e entenda por que seu consumo faz a diferença.

imagem frasco Vitamina C 500mg

O que é vitamina C?

Trata-se do ácido ascórbico, que é um nutriente hidrossolúvel (solúvel em água). Ele atua em diversos processos, como na produção de colágeno e reparação de tecidos.

Como possui função antioxidante, a vitamina C dá suporte ao sistema imunológico, neutralizando a ação de radicais livres e minimizando um possível dano celular.

 

Para que serve a vitamina C?

A vitamina C tem como foco o efeito antioxidante, contribuindo para reforçar o sistema imunológico. Por isso, ajuda a aumentar sua imunidade, reduzindo o risco de contração de doenças simples, como gripes e resfriados.

Paralelamente, atua na produção de colágeno e na síntese de proteínas, auxiliando no combate ao envelhecimento precoce, além de estimular a renovação celular.

Além disso, a vitamina C ajuda na maior absorção de ferro ingerido pela alimentação, minimizando o risco de deficiência desse nutriente que é importante para a saúde.

 

Vitamina C: quais são seus benefícios?

Os benefícios da vitamina C são pontuais, sobretudo no que se refere à saúde e estética. Confira, a seguir, uma lista com os principais benefícios do nutriente:

  • Ação antioxidante, combatendo radicais livres;
  • Suporte no funcionamento e reforço do sistema imunológico, diminuindo o risco de contrair doenças;
  • Estímulo da produção de colágeno, que dá efeito de preenchimento para a pele, minimizando a aparência de linhas de expressão, rugas e flacidez;
  • Auxílio na reparação de tecidos;
  • Suporte no metabolismo energético, de proteínas e gorduras;
  • Aumento da absorção de ferro consumido por alimentos.

 

Quando repor vitamina C?

A falta de vitamina C não é muito comum, porque esse nutriente é encontrado em vários alimentos consumidos no dia a dia. Isto faz com que a maioria das pessoas tenha vitamina C em quantidades ideais no organismo.

Por isso, a reposição só deve ser feita se indicada por um médico ou quando se quer reforçar o nutriente no organismo para obter seus benefícios de saúde e estéticos.

Há situações específicas em que a reposição de vitamina C é indicada, como quando se passa por situações de estresse, pois o organismo faz um maior uso desse nutriente nessas condições.

Também dá para repor o nutriente quando se está com gripe ou resfriados, porque a vitamina C acelera o ciclo do vírus e possibilita se livrar da doença num prazo reduzido.

 

Reposição de vitamina C

Uma das formas de fazer a reposição de vitamina C é por meio da alimentação, consumindo alimentos que são ricos nesse nutriente. Ótimos exemplos são as frutas cítricas, como laranja e limão.

Caso não consiga consumir regularmente um alimento fonte de vitamina C, a reposição pode ser feita por meio de suplementos manipulados, que também são altamente eficazes.

O diferencial do suplemento é que normalmente ele é de vitamina C cápsulas, que oferece muito mais praticidade no consumo. O motivo disso é simples: dá para transportar a vitamina e tomá-la onde estiver!

 

Como tomar vitamina C manipulada?

A posologia ideal de vitamina C manipulada é a indicada por seu médico ou fabricante do suplemento. Normalmente, a orientação geral é a de ingerir de uma a duas cápsulas por dia.

Procure seguir a recomendação à risca para ter os resultados indicados de reposição, reforço da imunidade e produção de colágeno. Dessa forma, é possível aproveitar melhor todos os benefícios da vitamina C.

 

Em quanto tempo a vitamina C faz efeito?

Uma das principais dúvidas ao fazer uso da vitamina C é em quanto tempo ela faz efeito. Na realidade, depende de cada organismo, porque as pessoas têm diferentes tempos de resposta.

Para exemplificar, pode ser que uma pessoa identifique resultados em poucas semanas de uso, mas também pode ser que demore um pouco mais. É justamente por isso que se recomenda tomar o suplemento manipulado por um período mínimo de três meses ou de acordo com a recomendação do seu médico.

 

Suplementos de vitamina C são seguros?

Sim, os suplementos de vitamina C são seguros e seu uso é liberado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Além desse fator, há outro que reforça a segurança: o organismo não armazena o nutriente, portanto, não há risco de ter excesso de vitamina C e intoxicações por ácido ascórbico.

A vitamina C é hidrossolúvel, o que significa que o que não for aproveitado pelo organismo é eliminado pela urina. Logo, seu consumo e reposição são seguros, mesmo em longo prazo.

 

Comprar vitamina C em cápsulas

Quer suplementar o nutriente e garantir todos os seus benefícios? Na Dermo Manipulações você encontra vitamina C em cápsulas de alta qualidade e preço justo. Aproveite para conferir e garantir a sua para cuidar de sua saúde e ter ganhos estéticos!

Post navigation

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *