Efetivamente, a Fanta foi criada na Alemanha Nazista durante a segunda guerra mundial.
O problema chegou em dezembro de 1941, quando os estados unidos.EUA entraram na guerra, e as relações entre a Coca-Cola GmbH e a empresa mãe se perderam. Os empresários alemães donos das engarrafadoras encontraram-se com a impossibilidade de continuar produzindo a bebida. Então, Max Keith o chefe da Coca-Cola Deutschland na Alemanha nazista, criou o produto usando apenas ingredientes disponíveis, incluindo soro de leite e bagaço de maçã (as “sobras das sobras que ninguém queria”).
A fábrica alemã foi efetivamente isolada da sede de Coca-Cola durante a guerra. Depois da guerra, a companhia Coca-Cola recuperou o controle da planta, a fórmula e as marcas com os novos benefícios de produtos, bem como a planta de Fanta feitas durante a guerra.
O novo refrigerante foi um grande sucesso e, em 1943, vendeu mais de três milhões de garrafas, apenas dois milhões a menos que a Coca-Cola nos anos anteriores. No entanto, os números poderiam estar de alguma falsificados, pois a população comprava Fanta para chás e infusões, devido a que o racionamento do açúcar era extremo entre os alemães. Em qualquer caso, havia nascido uma nova bebida, e tinha-o feito sob o regime nazista.