O vulcão Chimborazo, no Equador, confirma-se como o ponto mais elevado do planeta, se se considerar a distância que o separa do centro da Terra. Chimborazo é um vulcão inativo, cuja última erupção foi há uns 1466 anos.
Um grupo de exploradores franceses e equatorianos subiram ao vulcão Chimborazo, em fevereiro, o qual mede 6.268 metros sobre o nível do mar e puseram-se no cume de um sistema de posicionamento global (GPS) de alta precisão, que através de uma antena de 60 cm de comprimento recebe o sinal de 15 satélites de diferentes países.
Os resultados descobriram que o cume do vulcão está a 6.384.415,98 metros do centro da Terra. Este novo cálculo confirma que o Chimborazo é o ponto mais distante do centro da Terra, e, portanto, mais próximo do Sol, e está a 40 metros pela frente nesta classificação o cume do nevado Huascarán, no Peru, que seria o segundo ponto mais distante.
A diferença do Chimborazo sobre o Everest, a montanha mais alta da Terra, desde o mar é notória, com quase 2 quilômetros de diferença a favor de topo equatoriana sobre a nepalesa, de 8.848 metros acima do nível do mar, mas em uma latitude que se afasta do centro da Terra.