Você sabia que as medalhas olímpicas de ouro, não são de ouro, mas de prata?

“De fato, as medalhas olímpicas não são fabricadas em ouro maciço, a partir de 1912”
Atualmente, as medalhas de ouro são compostas em um 92,5% de prata e apenas levam um 1.34% do metal mais precioso para os mercados internacionais, bem o comprova o Conselho Mundial do Ouro.

Apesar de que essas medalhas não são de “ouro puro”, os atletas que conquistaram os três primeiros lugares dos Jogos Olímpicos Rio 2016 recebem as medalhas mais pesadas da história de esta justa esportiva mundial, uma vez que cada prêmio tem um diâmetro de 85 mm e pesa 500 gramas.

Os prêmios que são os Jogos Olímpicos têm variado ao longo de sua história. Nos Jogos Olímpicos de verão de 1896 celebrados em Atenas, os participantes receberam uma medalha de prata e um ramo de Oliveira e os vice-campeões receberam uma medalha de bronze e um ramo de louro.
As medalhas de ouro maciço foram introduzidas nos jogos de 1904, em St. Louis, e quatro anos mais tarde, em Londres, onde as medalhas começaram a ser distribuídas para os três melhores atletas na ordem em que o conhecemos atualmente: Ouro, prata e bronze.