O que é a carteira da OAB?

Todo bacharel em Direito que se preze tem um objetivo único após concluir a faculdade de Direito, ou até mesmo antes dela: obter a carteira da OAB.

Mas, deixando as expectativas e desejos de lado, vocês sabem para que, realmente, serve a carteira da OAB?

A carteira da OAB é concedida pela Ordem dos Advogados do Brasil, que tem como principal função regular o exercício da atividade no Brasil.

Por meio desta “habilitação”, os bacharéis recebem um número de registro no órgão e se tornam aptos para o exercício da profissão de advogado.

Como conquistar a carteira da OAB?

Para conquistar a carteira da OAB, os candidatos que estejam no último ano do curso de Direito, ou que já tenham finalizado o curso, devem enfrentar a prova do Exame de Ordem e, obviamente, conquistar a sua aprovação.

Composto por duas fases, sendo uma prova objetiva e outra prático-profissional, o Exame de Ordem visa avaliar os conhecimentos adquiridos durante todo o período de graduação e verificar o nível dos profissionais que desejam ingressar no mercado de trabalho.

Estrutura do Exame de Ordem

Na 1ª fase da prova são cobradas 80 questões, referentes as disciplinas obrigatórias do currículo de Direito. São elas: Ética, Direito Civil, Direito Processual Civil, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Penal, Direito Processual Penal, Direito do Trabalho, Direito Processual do Trabalho, Direito Tributário, Direito Empresarial, Direitos Humanos, Direito Internacional, ECA, Direito Ambiental, Direito do Consumidor e Filosofia do Direito.

Tendo o valor de 1 ponto para cada questão, o candidato precisa obter, no mínimo, 50% de acerto para estar apto a realizar a prova de 2ª fase.

Já na 2ª fase do exame, chamada de prova prático-profissional, uma peça profissional e a resolução de 4 questões discursivas são exigidas.

Nesta etapa, os candidatos devem optar por uma área específica considerando as disciplinas de Direito Administrativo, Direito Civil, Direito Constitucional, Direito do Trabalho, Direito Empresarial, Direito Penal e Direito Tributário.

A aprovação na 2ª fase é considerada quando o candidato obtêm nota superior a 6 pontos, sendo que a peça profissional tem o valor de 5 pontos e cada questão vale 1,25 pontos cada.

Como se preparar para o Exame de Ordem?

Sendo considerado um exame de alto nível, o Exame de Ordem costuma avaliar a aplicação do conhecimento do candidato em questões interdisciplinares.

Desta forma, para se dar bem e conquistar a tão sonhada aprovação, é necessário contar com uma preparação bastante específica, e que muitas vezes é oferecida por um bom curso OAB.

Oferecido na modalidade a distância, o curso OAB é uma excelente opção para quem busca aliar custos acessíveis e liberdade de tempo, já que por meio de videoaulas previamente disponibilizadas você pode elaborar o seu cronograma de estudos.

Além disso, com o auxílio de professores experientes, com certeza ficará mais fácil entender e relembrar os conceitos já vistos durante a faculdade.

Bom, agora que você já sabe o que é e para que serve a carteira da OAB, é hora de iniciar seus estudos e correr atrás dos seus sonhos!