Comparativo entre EAD e presencial. Qual vale mais a pena?

Na hora de ingressar em um curso superior, muitas pessoas ficam em dúvida entre escolher por uma faculdade a distância ou uma presencial. Por isso, nesse texto, vamos falar sobre os pontos similares entre esses dois formatos de estudos, e também, em que a graduação EAD e a presencial se diferem. Assim, você pode decidir qual é o melhor método de ensino na sua situação e assim conseguir escolher uma boa instituição de ensino.

faculdade a distância

Começamos pelos pontos similares dessa comparação. A qualidade de ensino e as diretrizes definidas pelo Ministério da Educação (MEC) são as mesmas, tanto para a graduação EAD quanto para a presencial. Por exemplo, recentemente, o MEC definiu que as licenciaturas não podem mais ter 3 anos de duração, agora o tempo mínimo é de 4 anos. E essa medida se estendeu tanto para a pedagogia EAD quanto para a presencial. Outro ponto que não muda é o certificado de conclusão do curso. Ele é o mesmo para os dois formatos e, na faculdade a distância, não há nenhum informação que mostre que o aluno completou o curso no formato EAD.

Agora, vamos falar sobre os diferenciais da faculdade a distância, afinal, a presencial é a mais tradicional e mais conhecida pela maioria das pessoas. A graduação EAD possibilita que você estude quando e onde quiser. Isso acontece porque as aulas, normalmente, são disponibilizadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), e para visualizar esse espaço, você precisa apenas de um dispositivo com acesso a internet. Assim, pode aproveitar melhor os intervalos do seu dia e estar presente em uma faculdade a distância, sem precisar estar lá fisicamente. Algumas instituições também oferecem outros formatos de materiais de ensino, como livros impressos e DVDs com videoaulas, assim o aluno não depende nem do acesso a internet.

Mas, estudar de casa ou de qualquer lugar da sua preferência, não é o único benefício de uma graduação EAD. A economia de dinheiro é um dos aspectos que atrai muitos alunos. Afinal, a mensalidade de um curso de pedagogia EAD, por exemplo, tende a ser 50% menor do que a de um curso presencial. Mas, não confunda preço baixo com qualidade inferior. A faculdade a distância só consegue aderir um valor menor, porque não precisa manter uma grande estrutura física para receber seus alunos, já que eles não precisam se deslocar para estudar. Assim, também não possuem os gastos dessa estrutura e podem repassar essa economia para os seus estudantes.

Ou seja, os os dois formatos, possuem a mesma qualidade de ensino, mas a faculdade a distância garante algumas vantagens a mais. Por isso, pode ser a melhor opção para você. E cada vez mais pessoas estão percebendo essa facilidade da graduação EAD. Um prova disso é o aumento anual da procura por pedagogia EAD. Uma pesquisa realizada em 2019 mostrou que 61% dos calouros de cursos de licenciatura, incluindo pedagogia, estudam no método a distância. Ou seja, o EAD já superou o presencial nesse quesito.

Post navigation

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *