O que é a pedagogia histórico-crítica?

Você já ouviu falar em pedagogia histórico-crítica? Ela é considerada um marco na educação brasileira, mas mesmo assim, ainda é pouco praticada no ambiente escolar. Para simplificar, a pedagogia histórico-crítica tem como objetivo transmitir conteúdos científicos na escola, mas sem ser conteudista, ou seja, se preocupando em não passar uma quantidade tão grande de material, e principalmente, acompanhando o desenvolvimento intelectual e cultural, além do raciocínio do aluno.

faculdade-de-pedagogia-ead

A pedagogia histórico-crítica foi desenvolvida pelo pedagogo brasileiro Dermeval Saviani e tem um belo propósito de dar acesso ao conhecimento, para que ele seja capaz de transformar o aluno e o aluno transformar a sociedade. Em outras palavras, a teoria de Saviani permite que o estudante compreenda e forme um pensamento crítico, saindo do senso comum. Sendo assim, para a pedagogia histórico-crítica ser desenvolvida é preciso que a escola disponibilize as condições necessárias para a assimilação desse novo saber.

Quem é Dermeval Saviani?

Saviani é pensador, pedagogo e considerado um grande educador brasileiro. Ele nasceu no interior de São Paulo, em Santo Antônio da Posse, em 25 de dezembro de 1943. O educador iniciou sua carreira docente numa época de crise e mudanças na sociedade, graças à renúncia de Jânio Quadros e a posse do vice-presidente João Goulart.

O pedagogo foi lecionar na Universidade Federal de São Carlos em 1975, a instituição tinha sido recém-criada. E foi nessa universidade que ajudou a implantar, no ano seguinte, o Mestrado em Educação, em convênio com a Fundação Carlos Chagas. Ou seja, Dermeval vivenciou um período de mudanças no Brasil, acompanhando transformações sociais e políticas e todos os pontos negativos e positivos que esses acontecimentos trouxeram, o que pôde influenciar na sua forma de ver a educação.

Formação em pedagogia

A área da pedagogia é ampla e traz diversas oportunidades de estudo e trabalho. E se você gostou de saber mais sobre pedagogia histórico-crítica, pode se aprofundar na área fazendo uma faculdade de pedagogia EAD. A modalidade a distância garante que mais pessoas possam realizar o objetivo de completar um curso superior, já que é possível estudar em casa e equilibrar o aprendizado com trabalho e outras atividades e responsabilidades diárias.

A faculdade de pedagogia EAD tem a mesma qualidade da presencial, mas com uma facilidade a mais e com novos materiais para garantir um ensino mais amplo. Quando o aluno se forma na faculdade de pedagogia EAD e recebe seu diploma, não há nenhuma observação ou marcação que indique que o curso foi completado no formato a distância. Afinal, se a qualidade é a mesma, realmente não há motivos para ter alguma segregação.

Depois de formado na faculdade de pedagogia EAD, abre-se um leque de possibilidades no mercado de trabalho. Muitas pessoas acreditam que o pedagogo se limita a trabalhar no ambiente escolar, mas esse é um mito. O profissional ganha espaço para desempenhar sua função em diversos espaços como em hospitais, empresas e na produção de brinquedos e conteúdos infantis. Então, procure agora mesmo uma instituição de ensino e comece uma faculdade de pedagogia EAD!